A função das janelas

Olhei pela janela naquele dia escuro, pensando em várias desculpas para não sair de casa. Me arrumei lentamente... mas o relógio não estava querendo colaborar: 6:30. Peguei minhas coisas e saí, rezando para não perder o ônibus.
O dia estava com uma neblina espessa, mais claro mas, mesmo assim, não era animador.
Durante minha caminhada matutina até o bendito ponto, observei que as pessoas não aceitam adaptações. Ouvia apenas reclamações sobre a falta de visibilidade, sobre o frio ou até mesmo sobre o motor do carro que demorava a esquentar.
Eu, pelo contrário, estava achando o máximo. Aquele clima de mistério, como em filmes policiais... A neblina, a rua vazia e um assassinato misterioso. A mente viajou e quase que perco o ônibus.
Pensando em tudo que vi naquele dia, chego a conclusão de que as pessoas estão ficando loucas. Estão tão interessadas em seguir sua rotina que nunca pensam pelo lado bom das coisas... A função das janelas, para estas pessoas, é a de trazer a brisa quente do verão ou proteger a casa dos ventos que anunciam tempestades. Elas nunca olham para a linda flor que cresce no jardim, no sol alegre da manhã ou as gotas de chuva que escorrem pelo vidro.
O caminho que o ônibus seguia era tão bonito em alguns pontos que cheguei a pensar que aquela não era a cidade que sempre vivi. As alterações no terreno faziam com que eu enxergasse lugares que eu tinha acabado de passar e que me pareciam escondidos no meio das dezenas de casas e prédios...
Ah, se as pessoas vissem como é simples viver... O tempo passa tão rápido, e quando elas querem olhar pela janela, já é tarde demais...
Abra os olhos! Veja o lado belo das coisas!
Faça isso ou será tarde demais...

Comentários

Postagens mais visitadas